Send As SMS






spicka.pt.vu é agora www.zineocio.blogspot.com
E-ZINE DE TENDÊNCIAS, ARTES E CULTURA URBANA DE GUIMARÃES

Guimarães e o Património Mundial

A manchete
Diz o Notícias de Guimarães desta Sexta-feira (16-12-05), e foi por isso que eu soube disto, “13 de Dezembro Não Ficou na Memória dos Jovens”.

O escândalo
Celebrou-se na passada terça feira a elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ninguém (nem eu) se lembrou desta tão importante efeméride para todos os vimaranenses e, atrevia-me a dizer, portugueses.

A culpa
Sempre que acontece algo de estranho os portugueses tem tendência a atribuir culpas a alguém, talvez para se sentirem desculpados com a sua consciência. Ora, eu considero-me um português comum, por isso, vou atribuir culpas. A meu ver, a maior fatia da culpa vai para a Câmara Municipal que, para além da limpeza diária do chão das principais praças do Centro Histórico, nada mais fez. O trânsito continua lá, o comércio não vale nada, os turistas nem sequer passam a noite cá quando visitam a cidade, não existiram iniciativas para promover o título e maior parte dos estudantes nunca foi informado sobre o assunto (atenção que da notícia fazia parte um périplo* feito aos estudantes das secundárias de Guimarães (Liceu, Chico e Veiga)).

*périplo: dizia lá no jornal e no contexto acho que significa inquérito…

A fotomontagem
Na primeira página deste conceituado jornal vimaranense vem também uma fotomontagem com o senhor presidente a receber a notícia, “VIA TELEMÓVEL” (vejam lá…), da aprovação da candidatura (há quatro anos atrás, claro). Agradeço desde já ao jornal por tão importante informação. José Sócrates a surtir efeito mesmo antes de anunciar o “Choque Tecnológico” ou de ser eleito Primeiro-Ministro desta coisa a que convencionaram chamar Portugal (que eu muito, muito, (mas muito mesmo) me orgulho…).

Viva Guimarães e todos os Vimaranenses (bem… quase todos)! Viva Portugal!

P.S.: Eu acho mesmo que o Notícias de Guimarães é um conceituado jornal vimaranense.

1 comentários a “Guimarães e o Património Mundial”

  1. # Anonymous Anónimo

    Estou a curtir o blog continua meu...  

Enviar um comentário


antónio lobo de carvalho

    spicka.pt.vu apoia a petição criada por Diuner de Guimarães para que seja atribuído a uma rua de Guimarães o nome de António Lobo de Carvalho, poeta satírico vimaranense do século XVIII.


XML

Firefox
a contar desde janeiro de 2006


© 2005 - 2007 SPICKA.PT.VU