Send As SMS






spicka.pt.vu é agora www.zineocio.blogspot.com
E-ZINE DE TENDÊNCIAS, ARTES E CULTURA URBANA DE GUIMARÃES

exposição: busca pólos

BUSCA PÓLOS - SALÃO OLÍMPICO
O COLECTIVO Salão Olímpico expõe pela primeira vez fora do Porto começando por Guimarães. Busca Pólos, a nova exposição, está patente no Palácio do CC Vila Flor até ao dia 10 de Dezembro e conta com obras dos artistas André Cepeda, Ângelo Ferreira de Sousa, Amélia Alexandre, Arlindo Silva, Carla Filipe, Daniela Paes Leão, João Sousa Cardoso, Eduardo Matos, Isabel Ribeiro, Isabel Carvalho, Mafalda Santos e Manuel Santos Maia.No dia da inaguração também estiveram presentes Alexandre Osório e Gustavo Sumpta, nas artes performativas. O recurso ao vídeo ficou ao cargo de Catarina Felgueiras e Pedro Lima.

O colectivo de artistas jovens da Invicta, onde alguns (individualmente) já passaram por Guimarães, mostra pela primeira vez fora de portas os seus trabalhos. É, sem dúvida, uma exposição não perder.

imprensa: 'metro' em guimarães

O DIÁRIO de distribuição gratuita Metro já circula em Guimarães! Confinado a Lisboa e ao Porto durante alguns anos, deu-se agora a expansão às três maiores cidades de Portugal (depois da capital e da invicta)! Assim, o Metro agora chega também a Coimbra, Braga e Guimarães.

É uma efeméride a registar, não pela elevada importância do diário, mas sim pela sua função de dar as principais notícias aos leitores, de forma totalmente gratuita, fazendo com que quem não tenha o hábito de comprar o jornal encontre um num dos pontos de distrubuição e leia alguma coisa, durante uma viagem num transporte público, por exemplo.

Não sei se alguém discorda?
É boa esta iniciativa?
A caixa de comentários está à disposição!

blitz 5: nas bancas

BLITZ 5 JÁ SE ENCONTRA NAS BANCAS!
BLITZ OFERECE 5 DOWNLOADS Chega às bancas na próxima sexta-feira o número 5 da revista BLITZ, aquele que traz Robbie Williams na capa. Não menos inédita em Portugal é a iniciativa de oferecer cinco downloads completamente à borla à escolha do estimado leitor.

Quer isto dizer que, através desta acção pioneira em Portugal, é possível descarregar à borla cinco canções da preferência do leitor, a serem escolhidas de entre os três milhões que se encontram no iTunes. É caso para voltar a dizer, agora com toda a propriedade, que nunca se ouviu uma revista assim. Basta introduzir o código para aproveitar esta oportunidade única no valor de €4,95.

ROBBIE WILLIAMS Este homem arrasa tudo à sua volta. Devoto dos Beatles, dos Queen ou dos U2, leia esta entrevista para saber o que ele diz do fundamentalismo indie nas vésperas da publicação do seu novo álbum, Rudebox.

BEN HARPER Ele falou connosco sobre a semelhança entre Portugal e a Califórnia. O resto já se sabe: a cantiga é uma arma.

BECK Faça você mesmo a capa do novo álbum de Beck. O californiano mais empenhado em fundir o hip-hop com a música tradicional (e não tão tradicional) americana rendeu-se à idade da informação. Mas não foi sempre assim?

MOBY Ele é careca, vegano e, mesmo vivendo em Manhattan, finge que é um eremita. Não foi por isso que deixou de nos abrir a porta do seu apartamento em Nova Iorque para discorrer abundantemente sobre o seu próximo disco (uma colectânea) ou sobre os seus restaurantes vegetarianos da sua eleição quando está em Lisboa.

THE GIFT Antecipação, em discurso directo, do novo álbum da banda de Alcobaça. É Fácil de Entender - chama-se assim o disco - pode representar um ponto de viragem na carreira do grupo pop português mais empenhado na internacionalização.

TOOL Maynard, o líder dos Tool, diz que é vinicultor. Mas à conversa não mostrou ter mau vinho.

SAM THE KID Conversa de peito aberto e com o coração nas mãos. Sabia que o fadista Carlos do Carmo custeou uma intervenção cirúrgica às cordas vocais do mais promissor rapper e produtor português?

CASCAIS JAZZ João Moreira dos Santos recorda o festival que marcou o início dos grandes concertos em Portugal. Foi há 35 anos que, no mesmo palco, actuaram Miles Davis,. Ornette Coleman, Dexter Gordon, Keith Jarrett, Rão Kyao ou Thelonious Monk. Irrepetível?!

SÉRGIO GODINHO O homem voltou, depois de seis anos em pousio. Ligação Directa é o nome do novo álbum mas não consta que SG - cada vez mais gigante - ande por aí a desviar automóveis. Ah, os Doors vêm outra vez a Portugal.

SONIC YOUTH 1993 Viagem no tempo à época em que os Sonic Youth actuaram no Campo Pequeno. Esse mesmo concerto será projectado brevemente no Pequeno Auditório da Culturgest.

JANET JACKSON Terá Janet Jackson redimido os pecados da família?

VIDEO KILLED THE RADIO STAR Quem julga que a união entre música e vídeo começou com a MTV anda bem enganado.
TEXTO BLITZ.PT

música: cantos da língua

exposição: habitáculos

notícia: guimarães cosmopolita

Esta cidade está cada vez mais cosmopolita! Veja-se por esta notícia!


PJ de Braga investiga carjaking registado em Guimarães

A Polícia Judiciária de Braga está a investigar um suposto caso de carjacking que ocorreu ontem cerca das 22.30 horas na Rua Eduardo Manuel de Almeida, artéria localizada na freguesia de Creixomil.

Três indivíduos encapuzados e utilizando caçadeiras furtaram um veículo de marca BMW quando o condutor e proprietário se aprestava para estacionar o veículo na garagem da sua residência.Recorrendo à ameaça de uma caçadeira e com a cumplicidade de outros indivíduos em mais duas viaturas, os assaltantes furtaram o veículo e depois encetaram uma fuga. O caso está agora entregue à Polícia Judiciária de Braga. TEXTO DE GUIMARAESDIGITAL.COM

video 1'' 10''': sony bravia

msm 002: mantra

exposição: marques da silva

ESTÁ PATENTE na Sociedade Martins Sarmento a exposição "JOSÉ MARQUES DA SILVA EM GUIMARÃES", uma iniciativa do Instituto Marques da Silva, da Universidade do Porto, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento. O Instituto José Marques da Silva, cumprindo um dos seus objectivos estatutários pretende desta forma divulgar a vida e obra em Guimarães do Arquitecto e seus continuadores os arquitectos Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva (filha e genro).

O Mestre Marques da Silva começou a trabalhar em Guimarães em 1897, colaborando nas obras de S. Torcato. É o autor do projecto da casa da Sociedade Martins Sarmento, que foi concluído pelos seus continuadores e de dois projectos para a instalação dos Paços do Concelho de Guimarães, que não se chegaram a concretizar. Entre as suas obras em Guimarães, contam-se também o actual, Mercado Municipal, o monumento a João Franco, a Igreja da Penha e diversas moradias particulares. Na exposição da Sociedade Martins Sarmento, inaugurada às 18:00 horas do dia 18 de Outubro, mostra-se vasta documentação referente às marcas do Arquitecto Marques da Silva na paisagem vimaranense.

A exposição pode ser visitada até 21 de Janeiro de 2006. A entrada é livre. TEXTO DE PEDRAFORMOSA.BLOGSPOT.COM

concerto: 21st century soundtracks

fim-de-semana: sugestões

spicka.pt.vu says: incontinência

CERTAMENTE já repararam que ultimamente tenho postado menos. Não é preguiça! É, simplesmente, falta de net. Estou sem net em casa e não tenho tempo para andar à procura de postos internet equipados de forma a possibilitar a postagem da forma que me agrade. Enfim... crise! :D Mas sempre que puder postarei por aqui. E por aqui também.

projecto: espaço transportável

JULHO DE 2005 marca o início do Espaço Transportável, uma página mensal no semanário regional Notícias de Guimarães com coordenação de Luís Ribeiro, em que todos os meses é convidado um artista plástico a intervir nessa mesma página. Já aqui falei nele, em Fevereiro de 2006, mas regresso ao assunto porque após uma interrupção deste espaço neste Verão, (o que me fez temer pelo seu fim), outra edição surgiu na Sexta-Feira 6 de Outubro, para meu regalo e, certa,emte, de muitos outros vimaranenses. Digo isto também porque, ao lado dessa página dedicada a intervenções artísticas, Luís Ribeiro escreve sobre exposições ou projectos na área das artes plásticas que estejam a decorrer em Guimarães, sendo este espaço o único (?!) em toda a imprensa vimaranense que dá o merecido destaque a estes assuntos. Para além da edição escrita, existe um blogue em que se podem ver os trabalhos publicados no Notícias de Guimarães e o respectivo texto acerca do artista e da obra. Aqui: www.espacotransportavel.blogspot.com

candidatura: capital europeia da cultura 2012

A MINISTRA DA CULTURA REVELOU HOJE QUE GUIMARÃES É A CIDADE ESCOLHIDA PARA CANDIDATA PORTUGUESA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA EM 2012

ISABEL PIRES DE LIMA disse hoje por volta das 13h15 numa conferência de imprensa a partir do CC Vila Flor e em directo para os telejornais da hora de almoço que Guimarães foi a cidade escolhida como candidata em 2007 para vir a ser Cidade Capital Europeia da Cultura em 2012, assim como aconteceu à cidade do Porto em 2001.

A Ministra da Cultura revelou que Guimarães «reúne as características que a colocam numa boa posição para ser a escolhida», «tem óptimos acessos» e tem um «Centro Histórico exemplarmente recuperado», assim como é dotado de excelentes equipamentos culturais como o CC Vila Flor.

A formalização da candidatura será feita num conselho de ministros da Cultura em Bruxelas, a 13 e 14 de Novembro.

teatro: cavaterra

surf@web 005: torre dos cães

concerto: orion belt + muzgo

ESTE SÁBADO no café-concerto do CC Vila Flor, som e imagem misturam-se à musica para nos brindar com um excelente espetáculo protagonizados por KATSUMOTO, DJ MIGUEL SÁ e STOLEN IMAGES.

O projecto KATSUMOTO começou devido à necessidade do produtor português Fernando Fonseca criar um som mais orientado à pista de dança, no seguimento das suas esperiências nas atmosferas glithch do cut&paste, criadas para o seu projecto Nanospeed, editado pela Shitkatapult.
Depois de ter vivido em Berlim e Barcelona, 2006 traz o produtor português de volta ao seu pais de origem, trabalhando no novo álbum "Mein Zimmer/Dream House", projecto que será apresentado este sábado no café-concerto do CC Vila Flor.
Katsumoto já actuou ao lado de Ritchie Hawtin, Ellen Alien, Frank Martinik e Umek, entre outros, tendo ja passado por vários e prestigiados festivais e clubes europeus como RazzMatazz ou o Festival do Deserto de Monegros. KATSUMOTO

DJ MIGUEL SÁ é responsável, desde 2001, pelo projecto editorial Variz onde se divide em editor e produtor. É ainda dj e músico, respectivamente, nos projectos Tra$h Converters e Producers, juntamente com Fernando Fadigas.

Pedro Maia é responsável pelo projecto STOLEN IMAGES que pretende ser mais do que uma mera interpretação de filmes e imagens, procurando abranger não só o tradicional vj’ing, mas também as instalações de vídeo, vídeo para concertos/performances e outras variantes artísticas. TEXTO DE AOFICINA.PT




KATSUMOTO
DJ MIGUEL SÁ
STOLEN IMAGES

artes 013: marques da silva

guia cultural: outubro 2006

CINEMA & CINECLUBE
TER 3 > O SÉTIMO SELO > de Ingmar Bergman
CICLO GRANDES MESTRES DO CINEMA
Pequeno Auditório do CC Vila Flor > 22h

QUI 12 > NINGÚEM SABE > de Hirokazu Koreeda
CINECLUBE DE GUIMARÃES
Grande Auditório do CC Vila Flor > 22h

SEX 13 > OS PÁSSAROS > de Alfred Hitchcock
CYBERCENTRO DE GUIMARÃES
21h45 > Entrada Livre

DOM 15 > A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS > de Isabel Coixet
CINECLUBE DE GUIMARÃES
Grande Auditório do CC Vila Flor > 22h

TER 17 > M-MATOU > de Fritz Lang
CICLO GRANDES MESTRES DO CINEMA
Pequeno Auditório do CC Vila Flor > 22h

QUI 19 > A HISTÓRIA DE UM CAMELO QUE CHORA > de Byambasuren Davaa e Luigi Falorni
CINECLUBE DE GUIMARÃES
Grande Auditório do CC Vila Flor > 22h

DOM 22 > BRISA DE MUDANÇA > de Ken Loach
CINECLUBE DE GUIMARÃES
Grande Auditório do CC Vila Flor > 22h

SEX 27 > A MULHER QUE VIVEU DUAS VEZES > de Alfred Hitchcock
CYBERCENTRO DE GUIMARÃES
21h45 > Entrada Livre

CONCERTOS & DJ SET'S
SÁB 7
KATSUMOTO > LIVE ACT
MIGUEL SÁ > DJ SET
STOLEN IMAGES > VJ [VIDEO JAMMING]

CAFÉ CONCERTO DO CC VILA FLOR > 24h

SÁB 14 > AMARTE > MANUEL D’OLIVEIRA
GRANDE AUDITÓRIO DO CC VILA FLOR > 22h

DOM 29 > VICENTE AMIGO
GRANDE AUDITÓRIO DO CC VILA FLOR > 22h
ARTES PLÁSTICAS & EXPOSIÇÕES
TER 3 > EÇA DE QUEIRÓS > EXPOSIÇÃO
BIBLIOTECA DAS TAIPAS

TER 3 > 61 ANOS DA ONU > EXPOSIÇÃO
BIBLIOTECA DO COMPLEXO MULTIFUNCIONAL DE COUROS

até QUI 12 > PARASITIC HUMANOID > INSTALAÇÃO
‘Parasitic Humanoid’ (PH) é um robô usável como uma interface comportamental sem assistência energética, ou seja, um mecanismo aplicado ao corpo humano que prevê e altera os movimentos humanos de forma a evitar obstáculos.
TEXTO COMPLETO EM GALERIA GOMES ALVES .BLOGSPOT.COM
GALERIA GOMES ALVES > RUA GRAVADOR MOLARINHO

até TER 17 > OPERAÇÃO TRANSBORDO > INTERVENÇÕES
PROJECTO TELEFÉRICO, com a presença de 15 artistas portugueses, organizado pelo Colectivo Laboratório das Artes.
TELEFÉRICO > ZONA DAS HORTAS >
www.projecto-teleferico.com

QUA 18 > JOSÉ MARQUES DA SILVA > EXPOSIÇÃO
A SOCIEDADE MARTINS SARMENTO traz a Guimarães a obra do Arquitecto José Marques da Silva (1869 - 1947), que projectou, por exemplo, a Estação de S. Bento e o Teatro Nacional de S. João, ambos no Porto, e as igrejas da Penha e S. Torcato, assim como o edifício sede da Sociedade Martins Sarmento, aqui em Guimarães. Uma exposição com visita obrigatória!
EDIFÍCIO DA SOCIEDADE MARTINS SARMENTO > RUA PAIO GALVÃO

até SÁB 28 > AUSTRÁLIA > INSTALAÇÃO
Joana da Conceição apresenta na Sala de Espera a Instalação Austrália, que pode ser vista de Terça a Sábado das 15h às 18h. A Sala de Espera – Espaço de Arte Contemporânea, tem coordenação de José Emílio Barbosa e Luís Ribeiro e conta com o apoio de Maria Amélia Gomes Alves.
SALA DE ESPERA > AV. S. GONÇALO >
www.sala-de-espera.blogspot.com

MÊS > BUSCA PÓLOS > SALÃO OLÍMPICO
Os artistas do Salão Olímpico conceberam uma exposição para o Centro Cultural Vila Flor e para o Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, com a colaboração da Fundação de Serralves, dando a conhecer novas obras e apresentando uma visão retrospectiva do seu trabalho nos últimos cinco anos TEXTO AOFICINA.PT
PALÁCIO DO CC VILA FLOR > AV. D. AFONSO HENRIQUES >
www.aoficina.pt

PERMANENTE > JOSÉ DE GUIMARÃES > PINTURA E ESCULTURA
Exposição permanente organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, com obras do artista vimaranense de reconhecimento internacional, José de Guimarães.
PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA > 9h30 às 18h30

ARTES PERFORMATIVAS
SÁB 7 > CAVATERRA > NOVO CIRCO
Circolando
GRANDE AUDITÓRIO DO CC VILA FLOR > 22h

SÁB 28 > CANTOS DA LÍNGUA > TEATRO > POESIA > MÚSICA
Acert
CAFÉ CONCERTO DO CC VILA FLOR > 22h

OPÇÕES ESPECIAIS
25 a 28 > IV CONGRESSO HISTÓRICO DE GUIMARÃES
Do Absolutismo ao Liberalismo
Consultar programa próprio em
www.cm-guimaraes.pt
CENTRO CULTURAL VILA FLOR



antónio lobo de carvalho

    spicka.pt.vu apoia a petição criada por Diuner de Guimarães para que seja atribuído a uma rua de Guimarães o nome de António Lobo de Carvalho, poeta satírico vimaranense do século XVIII.


XML

Firefox
a contar desde janeiro de 2006


© 2005 - 2007 SPICKA.PT.VU