Send As SMS






spicka.pt.vu é agora www.zineocio.blogspot.com
E-ZINE DE TENDÊNCIAS, ARTES E CULTURA URBANA DE GUIMARÃES

nasceu: trienal de arquitectura


A ORDEM DOS ARQUITECTOS encontra-se a organizar uma Trienal de Arquitectura em que contracenarão alguns dos mais relevantes autores e pensadores da actualidade mundial. O evento realizar-se-á entre 31 de Maio e 31 de Julho de 2007 e pretende constituir-se como um ‘Festival’ de arquitectura participado pela comunidade local com capacidade para atrair um público internacional.

morreu: bienal de design

A EXPERIMENTA DESIGN Bienal de Lisboa foi cancelada por falta de verbas que deviam ser disponibilizadas pela parte da CM Lisboa. Uma vergonha para a CML que deixa de apoiar um evento que tem entre outros, o Alto Patrocínio do Presidente da República. Uma perda não só para Lisboa mas, principalmente, para Portugal, que aos poucos via mais um evento seu a figurar nos circuitos internacionais.

vídeo 4'' 49''': rodrigo leão

voto sim: pelo fim da humilhação

VOTAR SIM A ESTA PERGUNTA:
«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»

É O MESMO QUE VOTAR NÃO A ESTA:
«Concorda com a punição a pena de prisão até 3 anos a aplicar a uma mulher grávida que deu consentimento ao aborto praticado por terceiro, ou que, por facto próprio ou alheio, se fez abortar?

---------------------

SE VOTAR SIM,
Sou a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez (...).

SE VOTAR NÃO,
Sou a favor da lei actual, que pune até 3 anos de prisão uma mulher grávida que deu consentimento ao aborto (...).

---------------------

VOTO SIM
Desejo que seja alterada a lei actual, que pune uma mulher que abortou até 3 anos de prisão. Desta forma a mulher que precise de abortar a sua gravidez pode fazê-lo num estabelecimento de saúde legalmente autorizado, com todas as condições de higiene, correndo ríscos mínimos.

VOTO NÃO
Desejo que a lei actual se mantenha, que pune uma mulher até 3 anos de prisão que tenha abortado em território nacional, numa clínica privada onde pagou balúrdios não declarados às finanças, ou num barraco qualquer onde pagou balúrdios e se habilitou a apanhar uma infecção que podia ter posto em risco a sua vida.

---------------------

1. Dizer "assim não" é o mesmo que dizer apenas não (ou então tem de se acrescentar um quadradinho ao boletim de voto...).

2. Dizer que "os meus impostos" servem para financiar clínicas que realizarão abortos não me choca em nada. A mim faz-me impressão é que o dinheiro "dos meus impostos" sirva para pagar a juízes que, mais cedo ou mais tarde, ponham uma mulher na cadeia!

3. Dizer que nenhuma mulher está presa por ter realizado um aborto é ridiculo. Estão presas na lei. A qualquer altura, se a lei não for mudada (e for levada realmente a sério por um juiz (ou juíza) que considere abortar o mesmo que assassinar uma criancinha), as coisas não irão continuar assim.

A lei actual que pune o aborto está no Código penal, artigo 140, número 3.

cartaz: spicka

blitz 008: hoje nas bancas!

REVISTA BLITZ 008 JÁ ESTÁ NAS BANCAS! FICAM AQUI OS PRINCIPAIS DESTAQUES DESTA EDIÇÃO.

A HISTÓRIA do início da carreira de Madonna, desde o dia em que chegou a Nova Iorque com 35 dólares no bolso até se tornar rainha da pop está no nº 8 da revista BLITZ.

MADONNA MIA Reza a lenda que Madonna chegou a Nova Iorque com 35 dólares no bolso de trás das calças. Dois anos depois dominava o mundo da música pop, fazendo do corpo e da manipulação da imagem a sua principal arma. Na BLITZ de Fevereiro, o início da carreira da rainha da pop é examinado com olho clínico!

DAMON ALBARN Depois dos Gorillaz, o vocalista dos Blur aventura-se no projecto multicultural The Good, The Bad & The Queen. Com Paul Simonon (The Clash), Tony Allen (Fela Kuti) e Simon Tong (Verve), esta é uma questão entre Londres e o resto do Mundo.

JP SIMÕES Será ele o último dos boémios portugueses? Romantismos à parte, Simões fez um disco de «melancolia transatlântica».

JAMES BROWN No dia de Natal entregou a alma ao criador. Tinham passado 50 anos desde que editara o seu primeiro disco. Daí em diante transformou-se num herói tipicamente americano, pelo vanguardismo da música, capaz de o tornar numa das maiores – senão a maior – figura da música negra.

MARIZA Em Londres, Mariza puxou dos galões e arrebatou o público que enchia uma das mais prestigiadas salas de espectáculo do mundo. Fomos lá ver mas quisemos saber mais. Em entrevista exclusiva, vai desvendando o seu percurso musical.

OS MELHORES DE 2006 Depois de termos publicado a escolha da redacção da BLITZ, abrimos as nossas páginas à Vossa escolha. E quem ganhou o prémio para melhor disco do ano foram os… Arctic Monkeys, a nova coqueluche britânica. Será hype? Será marketing? Hype não é certamente e o marketing não batia assim.

BRIAN WILSON Mergulho nas profundezas do génio que produziu os Beach Boys e inventou um dos melhores álbuns de todo o sempre. Pet Sounds foi editado já lá vão 40 anos, mas venha de lá quem percebe como se escrevem canções como «God Only Knows». TEXTO DE BLITZ.PT

inauguração: antónio olaio

“I think differently, now that I can paint”, como título desta exposição que percorre vários aspectos da obra de António Olaio pode ser encarado na sua dimensão irónica, mas também como veementemente afirmativo. De facto, António Olaio encara a pintura nas suas potencialidades conceptuais, ou melhor, nas potencialidades transformadoras da relação entre a arte e o pensamento, da arte enquanto possibilidade de exploração plástica do pensamento. Se afirma que pensa de maneira diferente, agora que já sabe pintar, põe ao mesmo nível a dimensão técnica e a dimensão conceptual da pintura que explora entusiasticamente e expande noutras formas de expressão como os vídeos e as canções que faz com o músico João Taborda. TEXTO AOFICINA.PT (ver texto completo)

ccvf: serviço educativo

NÃO É costume meu publicar aqui eventos do Serviço Educativo do CC Vila Flor. Mas hoje tem de ser! É que os espectáculos que se seguem também eu gostava de os ver! Só que só é possível assistir se estiver integrado num grupo... (o que tem lógica).

Felizmente há em Guimarães uma série de prospostas destinadas propositadamente aos mais pequenos (e pessoas com espírito jovem também...). É uma pena que estes serviços, por vezes, não sejam aproveitados pelos educadores para formar os seus miúdos! Pois bem. Se algum professor (ou um orientador de um grupo...) estiver a ler este post, marque já a visita! Leve os miúdos ao teatro, ao cinema, a visitar exposições, a concertos! E não me refiro apenas no CC Vila Flor. Leve-os ao Museu Alberto Sampaio. Ao Paço dos Duques! Ao Museu Martins Sarmento! À Citânia de Briteiros. Ao Museu da Cultura Castreja! Faça uma visita ao Centro Histórico... Mas esta sexta, leve-os a um filme-concerto!

"As Aventuras do Príncipe Achmed", por €1, pode ser visto a partir das 16h, no Pequeno Auditório do CC Vila Flor!

Terça 30, para um público mais crescido, há "O Bobo", por €2 às 18h.

[com sorte ainda lê isto um professor meu. com muita muita sorte!]

concerto: o'questrada

TascasTour, um concerto a não perder pelos O'queStrada.

ver vídeo e escutar músicas em
www.oquestrada.com

fotolog aqui

inauguração: valdemar santos

guimarães gráfico: novos colaboradores

O BLOGUE Guimarães Gráfico exite desde 5 de Setembro de 2006 e é essencialmente um arquivo fotográfico de fachadas e logótipos que existem em Guimarães. No entanto, desde a sua criação, apenas postei 4 fotografias e ultimamente o blogue estava parado. Mas tudo mudou!

Agora não sou apenas eu que vou fazendo o blogue. Agora, o
Ergolas e o Jatozzz, colaboram amavelmente no projecto. Agora, vale a pena visitar regularmente o Guimarães Gráfico! E, como este nunca foi um projecto egocêntrico, continuam-se a aceitar fotografias e comentários.

artes 016: josé de guimarães

LISBOA 17 JANEIRO 2007 (LUSA):
O relógio do Juízo Final, também conhecido por Pêndulo do Apocalipse, lançado na década de 1940 pelos criadores da primeira bomba atómica, vai ser hoje adiantado alguns minutos, aproximando-se da meia-noite, a hora que simboliza o holocausto nuclear.

O relógio simbólico, que é gerido desde 1947 pelos directores do Boletim dos Cientistas Atómicos para alertar para os perigos da proliferação nuclear, será adiantado às 14:00 de hoje em cerimónias simultâneas em Washington e Londres.

As ambições nucleares do Irão e da Coreia do Norte, a escalada do terrorismo, a proliferação de materiais nucleares em várias partes do mundo, o estado de "pronto a disparar" de 2 mil das 25 mil armas atómicas detidas pelos Estados Unidos e pela Rússia são os motivos que levaram ao adiantamento do relógio.

Segundo os cientistas, o acerto da hora também assinala a entrada na "segunda era nuclear, marcada por graves ameaças".

Acertado em 1947 para as 23:53 (sete minutos antes da meia-noite), os ponteiros do relógio foram mexidos 17 vezes em resposta a acontecimentos mundiais .

A última mudança aconteceu em 2002 quando o relógio foi adiantado dois minutos na sequência da saída dos Estados Unidos do Tratado de Mísseis Anti-Balísticos e depois de ter sido revelado que organizações terroristas procuravam obter armas nucleares e biológicas.

Actualmente, o relógio está novamente nos sete minutos para a meia-noite, a posição mais perigosa desde o fim da Guerra Fria (1990), quando os ponteiros foram posicionados nos 10 minutos para a meia-noite.

Fundado em 1945 por cientistas que ajudaram a desenvolver a bomba atómica, o Boletim de Cientistas Atómicos conta 17 prémios Nobel entre os seus directores e patrocinadores.

CFF.

Agência Lusa/Fim

concerto: a bela mayra

concerto: o ex-ornatos

msm 005: orangotang

escola: a festa do liceu

exposições: a encerrar

mais informações sobre as exposições
marques da silva | pedro calapez

[o encerramento da exposição sobre marques da silva pode vir a ser adiado]

referendo: spicka.pt.vu pelo sim!

FALTA EXACTAMENTE um mês para a realização do 2.º Referendo aos portugueses sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. EU VOU VOTAR SIM! Por várias razões mas, principalmente, para acabar com a HUMILHAÇÃO da condenação de mulheres que fizeram um aborto e, como vivemos num país (ainda) livre, pela LIBERDADE DE ESCOLHA. Não quer dizer por isto que eu seja a favor do aborto, no entanto acho ridículo que uma mulher seja condenada por o ter feito. "Cada um sabe de sí." - já dizia o ditado!

sítios pelo sim em
www.medicospelaescolha.pt
www.votosim.blogspot.com
www.cidadaniapelosim.blogspot.com
www.peladespenalizacaodaivg.blogspot.com

banners em www.votasim.blogspot.com

centro cultural?: subscrevo!

Subscrevo totalmente o texto do Ergolas, publicado no seu Mater Matuta. Muito Bom!

"... A actividade cultural que lá decorre [CC Vila Flor] fica a longa distância em qualidade e quantidade do que se fala, e qualquer vimaranense minimamente atento já se apercebeu disso. Mais de um ano volvido de actividade, e ainda se desconhece o modelo de gestão do espaço. Não sabemos quais são as linhas-mestras do mesmo, nem o público, ou públicos, que se pretende atingir com a programação, nem uma continuidade na mesma... Fico com a sensação (...) de que se trata de uma manta de retalhos (...) sem que haja um padrão coerente na confecção da mesma.

... Vi hoje a programação do Theatro Circo para Janeiro e Fevereiro, e espantei-me. Vejo ali uma clara aposta numa programação urbana, virada para a juventude atenta e cosmopolita. Vejo grandes nomes da nova música portuguesa (...).

... Finalizando, invejo a programação do Theatro Circo braguês e da Casa das Artes de Famalicão. Não será por falta de verbas que não é melhor a programação, mas por má gestão das mesmas, estou certo..."

theatro circo: janeiro 2006

PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO DO THEATRO CIRCO, BRAGA ripado do blogue avenida central

Grande Concerto de Ano Novo
STRAUSS FESTIVAL ORQUESTRA
11 Janeiro, quinta, 21.30, SP, € 30/€ 40

Companhia de Teatro de Braga
DOROTEIA
12, 13 e 20 Janeiro, sexta e sábados, 21.30, PA
14 e 21 Janeiro, domingos, 16.00, € 10/€ 5

Brazilian Guitar
DIEGO FIGUEIREDO
19 Janeiro, sexta, 21.30, SP, € 7

Companhia de Teatro de Braga
BURACO
23 a 26 Janeiro, terça a sexta, 11.00 e 15.00, PA, € 5/€ 2

Jazz-Piano
BRAD MEHLDAU
23 Janeiro, terça, 21.30, SP, € 15

Cosmic Country Noir
MICAH P. HINSON & WILL JOHNSON
25 Janeiro, quinta, 21.30, SP, € 10

Drumming – Grupo de Percussão
ZAPPING – TRIBUTO A FRANK ZAPPA
26 Janeiro, sexta, 21.30, SP, € 12

Música Moderna Portuguesa
BALLA
27 Janeiro, sábado, 21.30, SP, € 7

Folk Rock Música Moderna Portuguesa
HOWE GELB + DEAD COMBO
31 Janeiro, quarta, 21.30, SP, € 10

mais informações em www.teatrocirco.blogspot.com

concerto: www.elrockbar.com

lançamento oficial do site
www.elrockbar.com

media: guimarães tv

No seu quarto aniversário, o Cybercentro de Guimarães divulga que em 2007 se iniciarão as emissões online da GmrTV.
Pode-se dizer que a ideia não é nova...



A totalidade da revelação pode ser lida na página do Cybercentro e também há uma notícia no JN.

Em baixo pode ser visto o vídeo promocional da Guimarães TV (© Cybercentro 2007) ou pode ser descarregado aqui.

dança: silêncio

o ranking: a melhor cidade

POR CULPA de um artigo da revista Única (semanário Expresso 1784), os portugueses que não de Guimarães ficaram a saber que Guimarães é a melhor cidade para se viver (Lisboa não conta). Dado o essencial do dito artigo e analisados os imprescindíveis "considerandos e considerados", modéstia à parte em Guimarães está-se mesmo bem! No entanto podia estar(-se) melhor um bocadinho...

cartaz spicka.pt.vu

surf @ web 007: mater matuta

concerto: olivetree

guia: janeiro 2007

CINECLUBE DE GUIMARÃES
DOM 7 > FAÇA FAVOR > DE PIERRE SALVADORI
22H > CINECLUBE > G.A. DO CC VILA FLOR

TER 9 > FEIOS, PORCOS E MAUS > DE ETTORE SCOLA > 1976
22H > CICLO GRANDES MESTRES DA SÉTIMA ARTE > P.A. DO CC VILA FLOR

QUI 11 > ÁGUA > DE DEEPA MEHTA
22H > CINECLUBE > G.A. DO CC VILA FLOR

DOM 14 > SONHAR COM XANGAI > DE XIAOSHUAI WANG
22H > CINECLUBE > G.A. DO CC VILA FLOR

QUI 18 > O PARAÍSO, AGORA! > DE HANY ABU-ASSAD
22H > CINECLUBE > G.A. DO CC VILA FLOR

DOM 21 > NOS BASTIDORES DA RÁDIO > DE ROBERT ALTMAN
22H > CINECLUBE > G.A. DO CC VILA FLOR

TER 23 > DOWN BY LAW > DE JIM JARMUSCH > 1986
22H > CICLO GRANDES MESTRES DA SÉTIMA ARTE > P.A. DO CC VILA FLOR

QUI 25 > PARIS JE T'AIME > DE OLIVIER ASSAYAS E GERARD DEPARDIEU
22H > CINECLUBE DE GUIMARÃES > G.A. DO CC VILA FLOR

DOM 28 > QUANTO ME AMAS? > DE BERTRAND BLIER
22H > CINECLUBE > G.A. DO CC VILA FLOR

CONCERTOS
SEX 12 > DRUMS N' DIDJ > OLIVETREE
23H > CAFÉ-CONCERTO DO CC VILA FLOR > €2,5

SEX 19 > NUNO PRATA > TODOS OS DIAS FOSSEM ESTES/OUTROS
23H > CAFÉ-CONCERTO DO CC VILA FLOR > €2,5

SÁB 20 > MAYRA ANDRADE
22H > GRANDE AUDITÓRIO DO CC VILA FLOR > €10 a €15

SEX 26 > O'QUESTRADA
23H > CAFÉ-CONCERTO DO CC VILA FLOR > €2,5

SÁB 27 > AKADINDA > RECITAL DE PERCURSÃO
POR JEAN-FRANÇOIS LÉZÉ e RUI GOMES
22H > PEQUENO AUDITÓRIO DO CC VILA FLOR > €5 a €7,5

DANÇA
SÁB 13 > SILÊNCIO > COMPANHIA CLARA ANDERMATT
22H > PEQUENO AUDITÓRIO DO CC VILA FLOR > €7,5 a €10



antónio lobo de carvalho

    spicka.pt.vu apoia a petição criada por Diuner de Guimarães para que seja atribuído a uma rua de Guimarães o nome de António Lobo de Carvalho, poeta satírico vimaranense do século XVIII.


XML

Firefox
a contar desde janeiro de 2006


© 2005 - 2007 SPICKA.PT.VU